sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ARTISTA DA SEMANA - CHARLIE BROWN JR.

charliebrown_594x230_594

Há 22 anos surgia uma das bandas de rock de maior sucesso entre a galera - os santistas do Charlie Brown Jr.


O anfitrião, Alexandre Magno, conhecido como Chorão em 1987 tinha 17 anos quando conheceu o baixista Champignon de apenas 12. Conversa vai, conversa vem decidiram montar o Charlie Brown Jr convidando Renato Pelado e mais tarde, Marcão e Thiago Castanho para completaram a primeira formação da banda, que só ganhou nome em 1992, quando Chorão esbarrou numa barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem mais conhecido por ser o dono do Snoopy e decidiu batizar o grupo assim!


O estilo da banda foi se desenvolvendo influenciado por grandes nomes como Sublime, Bad Brains, 311, misturando hardcore, skate e reggae. As primeiras apresentações rolaram em Santos e São Paulo, especialmente em campeonatos de skate, que por sinal Chorão é um grande skatista, ocupando as melhores posições nos rankings de diversos campeonatos.


Depois de produzirem algumas canções, os garotos do Charlie Brown levaram uma fita demo com três faixas para Rick Bonadio, presidente da Virgin Records que curtiu os caras e resolveu contratar a banda. Desse acordo saiu em 1997 o primeiro álbum
Transpiração Contínua Prolongada.


O disco foi um sucesso com as canções "O coro vai comê!", "Proibida pra mim", "Tudo que ela gosta de escutar" e "Gimme o anel", vendendo 500 mil cópias. Na época, o baixista Champignon era menor de idade e sempre que a banda se apresentava em casas noturnas, precisava de uma autorização judicial para que ele pudesse tocar.


Dois anos depois o segundo álbum
Preço Curto... Prazo Longo, revelou hits como "Confisco", "Zóio de lula", "Te levar", "O preço" e "Não deixe o mar te engolir".

Alguns conflitos entre o vocalista Chorão e o baixista Champignon quase deram fim à banda, mas a situação foi controlada e em 2000 saiu o terceiro disco da banda, Nadando com os Tubarões, com destaques para as faixas "Rubão - o dono do mundo" e "Não é sério". O disco marcava a entrada do DJ Anderson Faria e revelava uma aproximação com o rap paulistano, explícita na canção "A banca", com participação do grupo RZO.


No fim desse mesmo ano, Thiago Castanho deixa a banda. Apesar disso, o Charlie Brown continua tocando, leva o prêmio de "Escolha da Audiência" na premiação do Vídeo Music Brasil pelo clipe de "Rubão - o dono do mundo" e fecham contrato com a nova gravadora EMI para lançar
100% Charlie Brown Jr.


"Hoje eu acordei feliz" e "Lugar ao sol" estouraram nas rádios dando um impulso maior para sair o quinto álbum,
Bocas Ordinárias, com os hits "Papo reto (prazer é´sexo, o resto é negócio)", "Só por uma noite", "Bocas ordinárias", "Guerilhas" e "Somos poucos mas somos loucos", além de uma versão de "Baader-meinh of blues", da Legião Urbana. No ano seguinte foram convidados para gravar o Acústico MTV, o único álbum que não era de estúdio e que foi um verdadeiro sucesso.

Em 2004 a banda lançou Tâmo aí na Atividade e um ano depois uma nova formação do Charlie Brown Jr. surgia! Com a saída de Marcão, Renato Pelado e Champignon, Thiago Castanho assume a banda novamente ao lado dos novatos André Ruas (Pinguim) na batera e Heitor Gomes no baixo.


O primeiro trabalho com a nova cara da banda rolou no mesmo ano,
Imunidade Musical, que chegou com os destaques "Lutar pelo que é meu", "Cada cabeça falante tem sua tromba de elefante", com as participações de Rappin Hood e Parteum, do Mzuri Sana.


Depois de comprovado o sucesso da nova formação do Charlie Brown, o oitavo álbum de estúdio da banda chega em 2007, chamado
Ritmo, Ritual e Responsa, trazendo 22 faixas inéditas num forte apelo urbano e que vão de encontro aos anseios da juventude, riffs poderosos, bateria e baixo, com direito a toques eletrônicos e à presença do rap.


Um ano depois tocando os sucessos do disco, mais desistências na banda! O baterista André Ruas, o Pinguim, declara no site oficial da banda que não fazia mais parte do Charlie Brown. No lugar dele entra o santista, Bruno Graveto.


Novamente com outra formação a banda lança nesse ano o nono disco de estúdio dos caras e o décimo de carreira,
Camisa 10 (Joga Bola Até na Chuva). Nesse disco o vocalista Chorão escalou como single de divulgação do álbum a canção que fez para a falecida cantora Cássia Eller, a música "Me encontra" que entraria no próximo disco de Cássia.


Neste novo álbum dos caras, é possível encontrar nas letras o amadurecimento da banda e a boa fase que parecem estar passando! Com a agenda lotada, o Charlie Brown Jr. não pára de fazer shows e quando pintar algo na área o falando de música com certeza irá informar esta e muitas outras novidades dessa grande banda!


Discografia

charlie_brown_jr_transpira_o_cont_nua_prolongadaTranspiração Contínua Prolongada (1997)

Destaques: "O coro vai comê!", "Proibida pra mim", "Tudo que ela gosta de escutar"
untitled_01Preço Curto... Prazo Longo (1999)

Destaques: "Confisco", "Zóio de lula", "Te levar"
storageNadando com os Tubarões (2000)

Destaques: "Rubão - o dono do mundo" e "Não é sério"
160472_1_fAbalando a sua Fábrica (100% Charlie Brown Jr.) (2001)

Destaques: "Hoje eu acordei feliz" e "Lugar ao sol"
charlie_brown_jr._-_boca_ordinarias_2002Bocas Ordinárias (2002)

Destaques: "Papo reto (prazer é´sexo, o resto é negócio)", "Só por uma noite", e "Somos poucos mas somos loucos"
hjitjrnpfuusz2zkd2tzs2lay74xjlzn
Tâmo aí na Atividade (2004)

Destaques: "Champanhe e água benta", "So far away" e "Todos iguais"
charlie-703210Imunidade Musical (2005)

Destaques: "Lutar pelo que é meu", "Cada cabeça falante tem sua tromba de elefante" e "Dias de luta, dias de glória"
c9cp
Ritmo, Ritual e Responsa (2007)

Destaques: "Não viva em vão", "Pontes indestrutíveis" e "Be myself"
capa_camisa_10
Camisa 10 (Joga Bola Até na Chuva) (2009)

Destaques: "Me encontra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário