sábado, 24 de outubro de 2009

ARTISTA DA SEMANA - Mariah Carey

mariah1_594x229_594

Mariah Carey surgiu no cenário da música pop nos anos 90 e de acordo com a revista gringa Billboard é considerada a vocalista de maior sucesso dessa década e uma das maiores vozes femininas de todos os tempos.

Mariah nasceu em Long Island, Nova York, e desde pequena é apaixonada por música. Aos quatro anos fez sua primeira apresentação em público deixando todos de boca aberta!

Na adolescência começou a fazer testes de backing vocal e já na primeira audição foi trabalhar com uma famosa cantora da década de 80 - Brenda K. Starr.

Em 1988, com 18 anos, conheceu o grande executivo da Columbia Records, Tommy Mottola numa festa que foi com Brenda, que aproveitou e deixou uma fita com gravações de Mariah com ele. Mottola adorou a voz de Carey e não perdeu tempo para ir atrás da futura estrela da música.

Dois anos depois a cantora já lançou seu primeiro álbum homônimo, que foi um estouro! Com o disco, emplacou o primeiro lugar das paradas da revista Billboard com os sucessos "Vision of love", "Someday", "I don't wanna cry" e "Love takes time". Esta última música era para fazer parte do segundo álbum de Mariah, mas a gravadora dela achou a letra muito boa e incluiu no Mariah Carey.

No mesmo ano a estrela levou dois prêmios no Grammy Awards: “Artista revelação” e “Melhor performance vocal feminina de música pop” com "Vision of love". Tudo motivou para o lançamento do segundo trabalho, no ano seguinte, Emoticons, que mais uma vez ficou no topo da Bilboard com a faixa título do disco.

Em 1993 com a carreira profissional indo de vento em popa, Mariah e Mottola se casaram, após o empresário se divorciar da mulher. O casamento foi como um conto de fadas. Neste mesmo ano, o terceiro álbum de estúdio de Carey, Music Box, foi lançado, tornando-se o seu álbum de maior sucesso, vendendo cerca de 23 milhões de cópias no mundo todo e recebeu por isso disco de Diamante!

Carey se divorciou do marido em 1997, após declarar que o marido era um homem violento e que controlava sua carreira musical. Boatos dizem ainda que a música tema do filme Titanic, "My heart will go on", era para ser cantada primeiramente por ela, mas Mottola vetou a proposta e ofereceu a canção para Celine Dion.

O quarto disco saiu para festejar o natal de 1994, Merry Christmas, com o sucesso "All i want for Christmas is you" e "O holy night", que se tornou o álbum natalino contemporâneo mais vendido de todos os tempos - treze milhões de cópias!

Em 1995, Carey lançou mais um disco, Daydream, o segundo álbum da cantora a alcançar o disco de Diamante. Os hits "Fantasy", "One sweet day" e "Always be my baby" são os maiores sucessos de Daydream.

Butterfly, saiu dois anos depois e foi considerado pela crítica como o melhor da cantora e um dos maiores álbuns nas categorias Pop e R&B americanos. Foi a partir desse álbum, que Mariah se mostrou mais sexy nos vídeos e também nas letras, exemplo disso é o hit "Honey". Mas o romântismo não ficou de fora e a canção "My all", estourou nas paradas ficando em primeiro lugar na Billboard.

Com tantas músicas no topo, Mariah já era a artista contemporânea com mais canções n°1 nos EUA, ultrapassando outors grandes nomes como Whitney Houston, Michael Jackson e Madonna!

E além de todo talento na música, Carey também mandava bem nas telonas. Atuou nos filmes The Bachelor(1999), Glitter (2001), Tennessee (2009), Precious (2009), dentre outras aparições.

Em 1998 lançou a coletânea500full-mariah-carey_400 #1's com seus sucessos que alcançaram as paradas e algumas canções novas como a regravação de "I still believe", de sua antiga companheira Brenda K. Starr; e "When you believe", com Whitney Houston. Como já era de se esperar o disco foi um sucesso!

Um ano depois veio com outro álbum inédito, Rainbow, que chegou com parcerias. Entre elas gravou "Heartbreaker", com o rapper Jay-Z e "Thank god I found you", com Joe e 98 Degrees; e também regravou "Against all odds (take a look at me now)" de Phil Collins.

Mesmo tudo parecendo ir muito bem para Mariah, a cantora começou a passar por uma fase ruim nos anos 2000. Encerrou contrato com a gravadora de seu ex, a Columbia Records, e assinou outro milionário com a Virgin Records, o que significou que ela teria que trabalhar muito mais do que trabalhava. Este fato se juntando com o término do namoro de três anos com o cantor mexicano Luis Miguel fizeram Carey entrar numa crise nervosa e ser internada numa clínica.

Para piorar a situação, o lançamento do álbum e primeiro filme, Glitter, aconteceu no dia do ataque terrorista às torres gêmeas em Manhattan - 11 de setembro de 2001.

O álbum não alcançou o sucesso pretendido nos EUA e outra coletânea com sucessos da cantora, chamadaGreatest Hits, foi lançada no Natal do mesmo ano, mas também não alcançou grandes vendas. Por conta disso, a Virgin Records, quebrou contrato com a cantora.

Mesmo arrasada continuou compondo suas canções e fechou um contrato com a gravadora Def Jam. Em 2002, lançou um novo álbum, Charmbracelet, que lhe rendeu um disco duplo de Platina. O dueto com o rapper Busta Rhymes em "I know what you want", chegou ao 3° lugar na lista da revista Billboard e foi um sucesso no mundo inteiro!

Depois de Charmbracelet, Mariah resolve dar uma pausa com suas aparições em público e voltou só em 2005 para lançar o aguardado álbum The Emancipation of Mimi, descrito por ela como um trabalho mais maduro e muito pessoal. Desse disco saíram canções marcantes de sua carreira como "We belong together", "Mine again", "It's like that", "Shake it off", "Get your number", "Say somethin'" e a balada gospel "Fly like a bird". TheEmancipation of Mimi foi o mais vendido do ano nos Estados Unidos - 6 milhões de cópias.

Em abril de 2008 Mariah chegou com o álbum E=MC², que estreou em 1º lugar na Revista Billboard com 463 mil cópias vendidas na primeira semana! O nome do disco quer dizer "Emancipação = Mariah Carey ao quadrado", fazendo referência ao seu álbum antecessor The Emancipation of Mimi. Alguns hits de E=MC², foram "Touch my body" e "Bye bye".

Um mês depois a cantora resolveu se casar secretamente com o ator e rapper Nick Cannon e parece que finalmente encontrou sua alma gêmea! O maridão trata a estrela como rainha!

Nesse ano prestes a completar 40 anos de idade e 20 de carreira, Mariah resolveu presentear os fãs com um novo disco: Memoirs of an Imperfect Angel. O primeiro single "Obsessed" alcançou o 7° lugar no Hot 100 da revista Billboard marcando sua 40ª entrada na parada, e em 3º lugar entre as músicas mais vendidas na loja virtual Itunes.

Atualmente Mariah está no Brasil! Desembarcou em terras brasileiras dia 22 de outubro para uma apresentação que rola sábado, dia 24 no Rio de Janeiro e está hospedada no luxuoso hotel Copacabana Palace. Quem não for conferir o show da cantora fica sabendo mesmo assim todas as novidades da grande estrela aqui no Falando de música!

Site Oficial: www.mariahcarey.com/splash/index.html

Discografia

1990-mariah-carey-147x147_01Mariah Carey (1990)
Destaques: "Vision of love", "Someday", "I don't wanna cry" e "Love takes time"
1991-emotions-147x147Emotions (1991)
Destaques: "Emotions", "Make it happen" e "Can't let go"
1992-mtv-unplugged-147x147MTV Unplugged (1992)
Destaques: "Someday", "I'll be there" e "If it's over"
1993-music-box-147x147Music Box (1993)
Destaques: "Without you", "Dreamlover" e "Hero"
1994-merry-christmas-147x147Merry Chistmas (1994)
Destaques: "All i want for Christmas is you" e "O holy night"
1995-daydream-147x147Daydream (1995)
Destaques: "Fantasy", "One sweet day" e "Always be my baby"
1997-butterfly-147x147Butterfly (1997)
Destaques: "Honey", "My all" e "Butterfly"
1999-rainbow-147x147Rainbow (1999)
Destaques: "Heartbreaker", "Thank god I found you", "Against all odds (take a look at me now)"
2001-glitter-147x147_01Glitter (2001)
Destaques: "Loverboy", "If we" e "All my life"
2002-charmbracelet-147x147Charmbracelet (2002)
Destaques: "I know what you want", "Through the rain" e "Boy (I need you)"
2005-emancipation-of-mimi-147x147The Emancipation of Mimi (2005)
Destaques: "We belong together", "Mine again", "It's like that"
2008-emc2-147x147E=MC² (2008)
Destaques: "Touch my body" e "Bye bye"
2009-memoirs_of_an_imperfect_angel-147x147Memoirs of an Imperfect Angel (2009)
Destaques: "Obsessed"

Nenhum comentário:

Postar um comentário