quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ARTISTA DA SEMANA - PITTY

pitty_594x230_594

Priscilla Novais Leone, mais conhecida como Pitty, nasceu na terra da alegria - Salvador (BA) - no dia 7 de outubro de 1977.

Filha de músico, cresceu escutando grandes nomes do rock dos anos 60 e 70 como Raul Seixas, Beatles, Elvis, Nivana e Metalica, que faziam parte do repertório do bar de seu pai, onde ela trabalhou por um tempo de garçonete. Uma das músicas mais marcantes na vida dela nessa época foi "Smells like teen spirit" do Nirvana, que ela cantava nas rodas de música na sua cidade, Porto Seguro.

Envolvida nesse meio musical desde cedo, a pequena Pitty, que por sinal levou esse apelido por ser baixinha, já chegou a participar de outra banda antes de estourar nas rádios, a independentes Inkoma formada na sua terra natal, na qual ficou de 1995 até 2001. Essa passagem na Inkoma foi muito importante para o ponta pé inicial da sua carreira.

Decidida a entrar de cabeça no universo da música, foi estudar o assunto na Universidade Federal da Bahia, aprendeu a tocar violão e começou a compor suas próprias músicas, inspiradas em seus diários de infância. O produtor Rafael Ramos, um dos sócios do selo que lançou o álbum do Inkoma, ficou sabendo que a cantora estava planejando um trabalho solo e interessado em conhecer o seu trabalho mais afundo, pediu para escutar suas músicas numa versão voz e violão.

E foi ai que uma história de sucesso começou... Pitty convidou dois dos melhores músicos de Salvador para tocar com ela, o guitarrista Peu e o batera Duda e foram criando o repertório do primeiro álbum,
Admirável Chip Novo, de 2003, que foi composto por músicas suas, refletoras do seu período de adolescência, quando ela já se mostrava mais madura e idenpendente do que as meninas da sua idade. Não ligava para a aparência e todo aquele blá, blá, blá das garotas. Se importava (e até hoje é assim) com o que somos de verdade e não com o que a roupa bacana e o tênis da moda mostram.

Uma das músicas que expressava muito bem isso e ainda é um de seus grandes sucessos é "Teto de vidro" ("Cada um em seu casulo, em sua direção, vendo de camarote a novela da vida alheia/Sugerindo soluções, discutindo relações/Bem certos que a verdade cabe na palma da mão/Mas isso não é uma questão de opinião"). Depois dessa Pitty estava estourada nas rádios!

Outro grande sucesso ainda do Admirável Chip Novo, foi "Máscara", música que falava para as pessoas serem elas mesmas, sem se esconder numa máscara ("Ninguém merece ser só mais um bonitinho/O meu cabelo não é igual/A sua roupa não é igual/Ao meu tamanho, não é igual/Ao seu caráter, não é igualSeja você, mesmo que seja bizarro").

Dois anos depois, Anacrônico, chegou com um som mais pesado, mas que agradou bastante o público, atraindo cada vez mais fãs para a cantora. O sucesso do disco se deve às músicas "Anacrônico", "Dejá vu', "Na sua estante", "De você" e "Mémorias" ("Memórias, não são só memórias/São fantasmas que me sopram aos ouvidos/Coisas que eu nem quero saber/Nem quero saber").

Com a agenda cheia e estourada na mídia, Pitty selecionou os maiores sucessos dos dois trabalhos, além de duas canções inéditas ("Pulsos" e "Malditos cromossomos") e lançou em 2007 o disco ao vivo, {Des}Concerto ao Vivo, gravado no Citibank Hall, em São Paulo. O disco ficou tão bom que foi indicado ao Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.Depois de um refresco de quatro anos sem lançar um disco inédito, Pitty chegou em 2009 com o mais novo trabalho chamado Chiaroscuro, que já ocupa essa semana o terceiro lugar entre os mais vendidos. Além disso, o clipe de "Me adora" é um dos mais vistos no You Tube e a música ainda ganhou uma versão em espanhol. Não só ela como também "Fracasso", "8 ou 80" e "Água contida", todas faixas de Chiaroscuro.

pitty_400

A cantora que é acompanhada pelo paulista Duda Machado, na batera; pelos baianos Martin Mendonça, na guitarra e Joe Gomes, no baixo, ao longo dos seis anos de banda, já levou vários prêmios no Video Music Brasil, do canal MTV Brasil, e outros tantos colecionando aproximadamente 38!

De vento e polpa com o trabalho e também na vida sentimental, Pitty só quer saber de curtir essa fase. O namoro da baiana com o baterista Daniel Weksler, do NX Zero, vai muito bem obrigado e a cantora até declarou que ainda não falaram sobre casamento, mas que se rolasse não seria nada tradicional, mas sim em Las Vegas com um padre vestido de Elvis Presley e bem divertido. Bem a cara da Pitty, ser diferente, excêntrica e descolada!


Site oficial: www.pitty.com.br/256tonsdecinza/

Discografia

pitty_-_admirvelchipnovo_-_1o_lbum

Admirável Chip Novo (2003)
Destaques: "Teto de vidro", "Máscara" e "Admirável chip novo"






pitty_-_anacrnico_-2o_lbum

Anacrônico (2005)
Destaques: "Déjà vu", "Memórias" e "Na sua estante"






pitty_-_desconcerto-ao-vivo-_01

{Des}Concerto ao Vivo (2007)
Destaques: "Equalize", "Máscara", "Admirável chip novo" e "De você"






pitty_-_chiaroscuro_-_3o_lbum_02

Chiaroscuro (2009)
Destaques: "Me adora"







2 comentários: